Trecho: Bragança – Nova Olinda (Augusto Corrêa).
Distância: 80 Km | Tempo de pedalada: 9h.
Esse trecho da Trilha Amazônia Atlântica abrange o percurso desde o município de Bragança até o município de Augusto Corrêa, passando por antigos caminhos cobertos de vegetação cerrada e de estradas de terra que conectam as diversas vilas locais. A mais antiga delas, a Vila Que Era, é conhecida pela sua cerâmica tradicional, enquanto o Treme e Caratateua são alguns dos portos que mais recebem caranguejos na região.
Por diversas vezes ao longo do trecho, você irá margear os importantes manguezais, que formam a maior faixa contínua preservada do ecossistema no planeta. Esses manguezais se estendem desde o estado Maranhão até o estado do Amapá.
O trecho, rico em biodiversidade e cultura, inclui igarapés e rios; uma diversa avifauna; unidades de conservação – a Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu e a a Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba; o Território Quilombola América, com o seu tradicional café quilombola; a Praia de Ajuruteua; a cidade histórica de Bragança e; a culinária regional, produto do extrativismo do turu e do caranguejo e da pesca artesanal.
Em Nova Olinda, no município de Augusto Corrêa, você tem a oportunidade de pernoitar no manguezal e saborear o famoso “avoado de ostra”. Neste prato, os mariscos, recém- coletados e fresquíssimos são assados em brasa, proporcionando uma degustação gastronômica única.
Além disso, na Praia de Perimirim, localizada a 10 km da Trilha, você pode vivenciar uma experiência inesquecível: observar a interação entre os botos e os pescadores.