1 – Trecho Belém – Caraparu

Trecho

Trecho: Catedral da Sé (Belém)– Feijoal (St Isabel do Pará).

Distância: 58,4km | Tempo de pedalada: 6h.

Entre os sete percursos da Trilha Amazônia Atlântica, esse é o percurso mais urbano. A Trilha Amazônia Atlântica percorre, em regra, as áreas mais naturais, entretanto na região metropolitana de Belém a Trilha procura aproveitar o máximo do rico patrimônio natural e cultural da capital paraense.

Em Belém, nada mais nada menos que o trajeto realizado no Círio de Nazaré. Inclusive, a Trilha pode ser utilizado pelos romeiros que vem de longe da cidade.

Neste trecho o visitante conhece alguns dos principais pontos turísticos da capital paraense. A Feira Ver o Peso, o Teatro da Paz, a Praça da República e a Basílica de Nazaré, alguns dos principais atrativos turísticos de Belém estão ao longo do percurso, assim como o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi e o Bosque Rodriguez Alves.

Atenção máxima nesse trecho, pois a Rodovia BR 316 é bem movimentada e até o município de Benevides são cerca de 20 km de percurso que requer mais atenção. Em Benevides, começa o percurso mais rural da Trilha. Começando a revelar agora as belezas do Pará mais profundo.

A Trilha segue percorrendo a região rural de Santa Isabel do Pará, com uma pedalada tranquila, com muitos igarapés, pequenas comunidades rurais e linda paisagem. Alguns areais oferecem um desafio extra no terreno, mas em regra geral o ciclista ou caminhante vai percorrer estradas de terra até a Comunidade do Feijoal, no município de Santa Isabel, é uma pequena vila de gente hospitaleira e que guarda uma pequena praia às margens do Rio Caraparu. Espetacular para um bom descanso e aquele mergulho em um dos principais rios da região.