Trechos da Trilha Amazônia Atlântica

Trechos

A Trilha Amazônia Atlântica é composta por 07 trechos, são sete trilhas com 64 km em média que podem ser percorridas em ambos os sentidos. A pé, pedalando ou a cavalo. Você pode completar a trilha de uma só vez ou em diferentes dias, que você pode definir considerando a sua disposição física e disponibilidade de tempo.

Apesar de disponibilizarmos o arquivo de navegação da trilha em extensões .kml e .gpx e em mapas, estarmos sinalizando a trilha para melhorar ainda mais a navegação ao longo do percurso.

A contratação de Guias, apesar de não ser obrigatória, é sempre recomendada, inclusive por todo apoio logístico prestado e o conhecimento mais profundo do território, que pode melhorar ainda mais sua experiência na Trilha.

Abaixo relacionamos cada uma das Trilhas. A maioria dos trechos tem nível de dificuldade moderado, especialmente pelas distancias que exigem exercícios regulares, mas que podem ser feitos aos poucos pelos visitantes. Alguns pontos onde a trilha cruza a BR 316 ou pequenos trechos de asfalto, a atenção deve ser máxima, são poucos os trechos que oferecem ciclovias ou ciclofaixas.

O alto nível de exposição ao sol deve ser lembrado no planejamento de seu passeio que é compensado pelos igarapés e praias ao longo do caminho. Tenha sempre água disponível e não perca a oportunidade de tomar um suco de fruta regional ou mesmo uma água de coco pelo caminho, entre as dezenas de comunidades conectadas pela Trilha. Com exceção da Travessia dos Campos, os demais trechos tem rios e igarapés para aquele banho!

Com contato prévio com as comunidades é importante para agendar algum serviço de hospedagem ou alimentação. Os serviços são simples, mas a experiência é maravilhosa.

É possivel percorrer um trecho por dia, eles tem em média cerca de 64 km, variando entre 47 km e 93 km.

São as Trilhas:

  1. Trilha Belém – Caraparu (58 km);
  2. Trilha dos 3 Quilombos (45 km);
  3. Petimandeua – Taciateua(46,8);
  4. Taciateua – Capanema (46 km);
  5. Travessia dos Campos (93 km);
  6. Trilha dos Camutá-Urumajó (80 km) e
  7. Trilha da Serra do Piriá (53 km)

 

Planeje-se, prepare-se e tenha uma experiência incrível na Trilha Amazônia Atlântica.