Percurso da Trilha Amazônia Atlântica

Detalhes do Percurso

A Trilha Amazônia Atlântica estende-se até a Serra do Piriá, em Viseu, integrando um total de 14 municípios em seu percurso. Desde Benevides, até Viseu, município limítrofe com o estado do Maranhão.

A Trilha percorre municípios da Região Metropolitana de Belém em direção aos campos naturais Bragantinos por meio de ramais e trilhas até o município de Bragança, importante destino turístico do estado do Pará.

A partir de Bragança, a Trilha segue por Augusto Corrêa até o município de Viseu, oportunizando o contato das pessoas com as diversas comunidades extrativistas pesqueiras da região.

E por fim, na outra extremidade da trilha, a Serra do Piriá, uma elevação em meio à uma grande planície, oferecendo mirante incrível para o visitante, que pode vislumbrar a paisagem única do encontro da Floresta Amazônica com Oceano Atlântico.

Tamanho do Percurso

Acesso à Trilha

Pra quem sai de Belém: é possível chegar ao início da Trilha, na comunidade Maravilha, acessando a BR 316 até o município de Benevides. Em Benevides, o visitante deve ir pelo Ramal do Taiassuí, até a Comunidade Maravilha.

Todo o percurso até a comunidade é asfaltado. É possível chegar de carro de passeio, de ônibus ou mesmo de bicicleta. Acesso muito fácil.

Ponto de início da Trilha

Rota do Guarumã

Pra quem sai de Belém, outra forma possível, qual recomendamos, é chegar ao início da trilha percorrendo a Rota do Guarumã. Iniciando a sua pedalada ou caminhada no Parque Estadual do Utinga, em Belém.

A Rota do Guarumã tem aproximadamente 30 km de extensão e está localizada dentro das unidades de conservação geridas pelo Ideflor-bio. Autarquia estadual que administra as Unidades de Conservação Estaduais do Pará.

Importante lembrar que a Trilha Amazônia Atlantica, assim como a Rota do Guarumã são Trilhas de Longo Curso integradas à Rede Brasileira de Trilhas. Essa conexão é uma importante contribuição na construção da trilha Nacional Oiapoque ao Chuí, que deve conectar o litoral brasileiro de norte a sul, por mais de 10 mil km de Trilha.

Recomendamos entrar em contato com a Ideflor-bio para saber mais sobre a Rota do Guarumã. Iniciando a pedalada por dentro do Parque Estadual do Utinga, numa trilha que percorre a APA Metropolitana de Belém e o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, conhecida comumente como ´Fazenda da Pirelli’.