Trecho: Capanema – Bragança.
Distância: 93 Km | Tempo de pedalada: 12h.
A travessia dos Campos Naturais de Tracuateua e Bragança supera todas as expectativas. O lugar lembra muito os campos do Marajó e permite uma experiência incrível junto aos campos alagados tão respeitados pelos ciclistas locais.
Esse percurso é de tirar o fôlego, não só pelo alto grau de exposição solar e um pouco mais de dificuldade para atravessar um dos campos, mas também pelos cenários de natureza exuberante da região, repletos de búfalos, guarás e várias outras espécies da fauna da região.
Esse é o maior percurso da Trilha Amazônia Atlântica e o que requer maior nível de dificuldade. Quem não tem preparo físico necessário tem a opção de fazer um pernoite no Quilombo de Torres, deixando a pedalada bem mais leve e ainda mais prazerosa.
Mas, em regra, a Trilha segue grande parte do Trecho por estrada de terra. Como raro acontece, nesse trajeto da Trilha Amazônia Atlântica não há igarapés para banho. Por isso esse motivo é muito importante estar sempre abastecido com água e se proteger da exposição ao sol.
Há poucos quilômetros do Quilombo do América, em Bragança, fica localizado um dos balneários mais visitados da região, a Lagoa Azul, rara oportunidade de mergulho desse Trecho da Trilha Amazônia Atlântica. Na Lagoinha Azul, balneário que fica ao lado do Balneário Lagoa Azul, ao contrário deste ultimo, não paga pelo acesso e o usuário tem a possibilidade de encontrar uma boa estrutura de bebida, comida, ainda que familiar.