5 – Travessia dos Campos

Trecho

Trecho: Capanema – Bragança.

Distância: 93 Km | Tempo de pedalada: 12h.

A Travessia dos Campos Naturais de Tracuateua e de Bragança supera todas as expectativas e garante uma experiência inesquecível. Conhecidos como Campos Bragantinos, os campos alagados dessa região abrigam búfalos, guarás e diversas outras espécies da fauna local, com características semelhantes aos campos alagados da Ilha de Marajó.

 Esse trecho da Trilha Amazônia Atlântica é bastante utilizado por ciclistas e oferece um percurso de tirar o fôlego em todos os sentidos. O alto grau de exposição solar torna a Travessia desafiadora em um dos Campos Bragantinos, mas os inúmeros cenários de natureza exuberante são recompensas imperdíveis!

Ao longo dos 85 km do trecho há muitos atrativos para você conhecer e desfrutar de uma legítima imersão amazônica. Entre os principais destaques estão: rios, igarapés e piscinas naturais; possibilidade de observação da aves; unidades de conservação – a Reserva Extrativista Marinha Tracuateua e a Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu; os Territórios Quilombolas Torres e América, com o seu tradicional café quilombola e; a degustação da culinária regional, que inclui os produtos do extrativismo do turu, do caranguejo e da pesca artesanal.

A poucos quilômetros do Quilombo do América, em Bragança, está localizado um dos balneários mais visitados da região, a Lagoa Azul, uma rara oportunidade de mergulho nesse trecho da Trilha Amazônia Atlântica. O local é famoso pela água cristalina e possui uma boa estrutura com oferta de refeição preparada pela comunidade local.

Esse é o trecho mais longo da Trilha Amazônia Atlântica e o que exige maior esforço, pois segue predominantemente por estradas de terra e não possui igarapés para banho. Por isso, é importante que você esteja sempre abastecido com água e protegido da exposição ao sol. Para tornar a atividade mais leve e ainda mais prazerosa, há a opção de fazer um pernoite no Quilombo de Torres. Venha preparado para uma aventura desafiadora, mas gratificante, em meio à natureza.